sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Concurso de vídeo do Festival Afro Minuto – Flink Sampa 2020


Este ano vivenciamos uma onda de protestos contra o racismo, evidenciando a necessidade de ampliarmos os debates e reflexões sobre as desigualdades raciais ainda manifestadas, a fim de combater todas as formas de discriminação.

Com esse propósito, a Faculdade Zumbi dos Palmares e a ONG Afrobras, em parceria com a SEDUC, por meio da Coordenadoria Pedagógica/Departamento de Modalidades Educacionais/Centro de Inclusão Educacional e da Escola de Formação dos Profissionais da Educação/CRE Mario Covas, promovem o Festival Afro Minuto – Flink Sampa 2020.

O objetivo é promover o reconhecimento, a valorização e o respeito à diversidade étnico-racial brasileira e à cultura afro-brasileira e africana, aprofundando as conversas sobre a questão do protagonismo negro, de maneira participativa. Como bem disse a professora e filósofa estadunidense Angela Davis, “não basta não ser racista, é preciso ser antirracista”.

Os vídeos deverão ter no mínimo 1 (um) segundo e no máximo 1 (um) minuto de duração/ 60 (sessenta) segundos, excluindo-se os créditos, que deverão ter tolerância de 3 (três) segundos, que dialoguem com o tema de Igualdade Racial, tendo como referência as trajetórias, experiências literárias e acadêmicas do baiano Milton Santos – dentre tantas vocações, geógrafo, escritor, cientista, jornalista, advogado e professor universitário, que se destacou em uma dessas áreas, o que lhe rendeu o Prêmio Nobel da Geografia, em 1994.

Cada unidade escolar formará uma comissão multidisciplinar de professores para realizar a seleção de até um vídeo em cada uma das categorias: Ensino Fundamental Anos Iniciais, Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio e EJA, que deverá encaminhá-lo para o Núcleo Pedagógico de sua respectiva diretoria de ensino até o dia 30/09.

Alunos e professores vencedores do Concurso ganharão certificado de participação e livros de literatura afro-brasileira. A premiação será feita durante a Flink Sampa – Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra, que acontecerá entre os dias 16 e 19 de novembro, no campus da Faculdade Zumbi dos Palmares.

Para mais informações sobre como participar, leia o Regulamento com atenção. Dúvidas, entre em contato pelo e-mail: premioseconcursoscre@educacao.sp.gov.br

A quem se destina:
Alunos do Ensino de todas as escolas do Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais – e do Ensino Médio, regulares ou integral, bem como atendimento e modalidades educacionais: Educação de Jovens e Adultos – EJA e CEEJA, classes prisionais, classes hospitalares, comunidades assentamento, quilombolas e indígenas e Fundação Casa.

Período de Inscrições:
Até 30/09

Informações: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=9180

Nenhum comentário:

Postar um comentário